segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uma leitura puxa a outra

Não houve leitura em familia nas férias.  É isso aí.  Tanta preparação e nada.  Nadica mesmo.  Aliás, não.  Seria melhor dizer que não houve leitura em voz alta nas férias.  Não li para a Luísa nem uma linha do livro que escolhemos para colocar na mala.  Para o Pedro então...  O máximo que li para ele nos últimos tempos foi alguma notícia de jornal, mas de literatura mesmo - necas.

Isso não quer dizer que a literatura não nos encontrou nesse verão.  Ficou cada um na sua... mas pelo menos a leitura aconteceu.  O Pedro descobriu os livros do Robert Jordan e resolveu mergulhar de cabeça na série d'A Roda do Tempo.  Ele chegou a me dizer que esses livros são melhores que os do Tolkien (!!!) mas resolvi dar um desconto porque ele tem só quinze anos.  Também comprei para ele a trilogia do Livro do Tempo, do francês Guillaume Prevost.  E de Natal ele ganhou vários da série Duna, do Frank Herbert.  O Jeff e a Adri deram o primeiro da série para ele em julho e acertaram em cheio.  Ele amou e quis mais.  (Dá para perceber que o Pedro adora fantasia/ficção científica, não é?) 

Agora mesmo, enquanto escrevo, ele está deitado no sofá, lendo.  Acho que os livros que vem em série tem grande apelo para os jovens da idade do Pedro.  Talvez seja porque eles proporcionam ao leitor o reencontro com personagens queridas, reestabelecem relações construídas anteriormente... mas isso é papo para outra postagem.

A Luísa, por sua vez, andou conhecendo autores novos.  Adorou o livro Era Mais Uma Vez Outra Vez, da Gláucia Lewicki com ilustrações do Cárcamo.  E eu também adorei!  História divertida e gostosa, faz o leitor se perguntar o tempo todo onde é que a coisa vai dar.  Depois a Lulu leu A Casa Pintada, da autora espanhola Montserrat del Amo.  Agora ela está mergulhada no Agito de Pilar no Egito, da Flávia Lins e Silva, que eu peguei para ela na biblioteca.

Essa menina gosta muito de tudo o que tem a ver com o Egito Antigo.  Já leu sobre múmias faraós e hieróglifos - se interessa de verdade pelo assunto.  No ano passado ela já tinha lido outro livro da Pilar - As Peripécias de Pilar na Grécia.  Quando viu o livro da Pilar no Egito quase alucinou.

Bom e foi preciso tudo isso para explicar minha ideia de que uma leitura puxa a outra.  Já aconteceu comigo mil vezes e vai continuar acontecendo com todos que gostam de ler.  Leitores muitas vezes escolhem suas próximas leituras por causa de um tema que lhes interessa, de um autor que lhes agrada.  E quando estão bem seguros em relação às suas preferências, topam arriscar mais ou menos qualquer novidade que lhes chame a atenção.

Fiquei um pouco frustrada por não ter tido nenhum momento de leitura compartilhado com meus filhos.  Achei que durante as férias pudéssemos recuperar aquela cumplicidade de ler juntos que fomos perdendo ao longo do ano letivo.  Mas agora estou mais conformada porque percebo que, na verdade, meus filhos já são leitores independentes, com o hábito da leitura formado e solidificado.  Talvez meu papel esteja mudando mesmo.  Talvez minha "tarefa", a partir de agora, seja só a de conversar bastante sobre o que eles estão lendo e proporcionar o máximo de "material de leitura" (interessante, variado e de qualidade) possível.  Talvez.

Um comentário:

  1. OLá,
    cheguei aqui pela indicação no Recanto das Mamães Bloqgueiras e adorei. Já anotei as dicas das Peripércias de Pilar para comprar para a minha filha. Nós também lemos bastante e tento colocar dicas semanais de leitura. Bom, estou meio atrasada nisso ultimamente. Mas nnessa semana vou voltar a fazer.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir