sexta-feira, 21 de maio de 2010

A avó que curte mangá

Ontem à noite estava conversando com uma grande, enorme!, amiga que está morando no Japão e ela me contou uma coisa linda que tenho que escrever aqui.  A mãe da Paula é filha de japoneses imigrantes, nasceu no Brasil e quando era jovem falava bem, lia e escrevia o japonês.  Mas com o passar dos anos perdeu o contato frequente com a língua nativa dos pais.  Há dois meses a Paula se mudou para Osaka e resolveu procurar para a sobrinha, fã número 1 de mangás, algumas revistas em japonês.  Tudo para incentivar a sobrinha querida a continuar seus estudos de japonês.  O pacote com vários mangás chegou em São Paulo na semana passada e a sobrinha pirou!  Ficou tão feliz com o presente que carregou os mangás prá casa da avó, pro almoço de domingo.  A avó se comoveu com o interesse da neta pelas revistas.  Sentou-se ao lado dela para que pudessem ler, juntas, os mangás em japonês.

Mais tarde essa avó maravilhosa contou para a filha, minha amiga, que ficou muito feliz de ter tido aquele momento com a neta.  Não deve ser tarefa fácil ser avó de uma adolescente - acho que fica difícil achar interesses em comum quando a garotada está com 14, 15 anos.  Quem diria que um mangá proporcionaria esse tipo de aproximação entre avó e neta?  A mãe da Paula disse que ficou feliz também com o fato dela ter conseguido se lembrar tão bem da língua dos pais.  Foi mesmo um momento de leitura mágico que juntou pelo menos quatro gerações dessa família: os bisavós japoneses, a avó leitora, a tia que mandou os mangás lá do outro lado do planeta e a bis/neta-sobrinha.

Mas a história não pára por aí.  Naquela tarde de domingo tinha um jogão no Morumbi e a família toda da Paula, alucinada pelo São Paulo que é, foi prestigiar o time no estádio.  A sobrinha não teve dúvida - levou o mangá junto.  Pro jogo de futebol no Morumbi.  Só quem conhece essa família e sabe o nível de 'comprometimento' deles com o futebol entende o que isso significou...

Em tempo: esqueci de perguntar para a minha amiga o que a mãe dela achou do mangá.  Da próxima.

2 comentários:

  1. Silvana, claro que estou interessada em seu blog. Como não? Já estou seguindo e vou linká-lo no meu.
    Um abraço,
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil, estou por aqui... curtindo seu blog.
    E, enquanto isso, Mateus está lendo para a babá. Posso ouvir daqui: "- tatum, papapapa, bramm, tatum!!!".
    gde bj, Marcia

    ResponderExcluir