terça-feira, 11 de maio de 2010

Mais histórias de avô e avó

Ler o livro Histórias de Avô e Avó do Arthur Nestrovski com a Luísa está sendo uma delícia.  Ainda não sei porque, mas ela realmente se identificou com ele.  Ontem lemos o penúltimo capítulo antes de dormir e daí eu disse que só faltava mais um.  Ela disse "Aaaaahhhh..."

Por que será que a gente gosta tanto de lembrar de Vô e Vó?  Tem muitos livros bacanas que falam dessas lembranças.  Outro dia minha amiga Adriana me lembrou do Bisa Bia e Bisa Bel da Ana Maria Machado.  Acho que a gente já teve esse livro em casa, procurei para ler para a Lulu, mas não encontrei.  Agora estou louca para pegá-lo lá na Barca dos Livros porque a história é muito divertida e emocionante.

Outro livro bem bacana, mas que sempre me faz chorar é o Menina Nina do Ziraldo.  Ele conta a história da Vó Vivi por quem me apaixonei porque me lembra minha própria avó, minha Iaia.  Desafio a qualquer um ler esse livro sem fazer brotar lágrimas nos olhos.  Mas não pare na última página - leia também o que o Ziraldo escreve depois de acabar a história - o "making of" do livro e uma linda homenagem às avós do Brasil.
E só mais uma dica de livro maravilhoso, daqueles que faz a gente sonhar, voar, esquecer da realidade.  É Um Cantinho Só Prá Mim da Ruth Rocha.  Conta a história do Pedro que achou um cantinho "só prá ele" na casa da avó - só poderia ser na casa da avó - para "pensar, ficar pensando... pensando... coisas que não existem...  Inventar coisas...  Imaginar coisas..."

Talvez essa postagem não esteja falando muito sobre leituras compartilhadas, mas é que o simples fato de compartilhar alguma coisa tem efeito dominó, como eu já comentei antes.  Uma coisa puxa a outra e de repente estou eu aqui compartilhando mais do que minhas experiências de leitura em família.

E já que eu estou falando de histórias de avô e avó vou contar do projeto maravilhoso que minha amiga Paula Berlinck fazia com os alunos de segundo ano dela lá em São Paulo.  Ela lia com a turma delao mesmo livro que eu estou agora lendo para a Luísa.  Depois convidava os alunos a fazer entrevistas com os avós e descobrir mais detalhes sobre as histórias deles.  No final do projeto professora e alunos montavam uma exposição maravilhosa, com mil tesouros de família emprestados, coisas de Vô, Vó, Biso, Bisa...  Cada objeto tinha uma história e assim as crianças aprendiam mais sobre quem eram, de onde vinham.  Tem jeito mais mágico de aprender?

Estou morrendo de saudades de ver esse projeto e morrendo de pena porque a Lulu não teve a oportunidade de ser aluna da Paula.  Mas acho que dá prá fazer um mini projeto aqui em casa mesmo.  Ainda bem que eu tive a oportunidade de aprender com a minha amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário