terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

HQs

O calor está tremendo. O termômetro diz 34 graus, mas eu não acredito. Deve estar no mínimo 54. Faz duas horas que estou prostrada na cama, lendo e tentando não me mexer muito. Fui agora mesmo olhar o que as crianças estavam fazendo porque a casa estava quieta demais. Achei que estavam os dois dormindo, mas não! Surpresa! Está cada qual em seu quarto, janelas abertas, refestelados embaixo do ventilador de teto lendo... A Turma da Mônica! Cada um tem uma pilha de revistinhas a seu lado e parece que faz duas horas que eles estão fazendo isso. E viva o calor.

Há alguns anos li um livro chamado The Power of Reading de um pesquisador americano, o Stephen Krashen. Nesse livro, que eu acho que não está traduzido, ele fala sobre a importancia do que ele chama de Free Voluntary Reading - Leitura Livre Espontânea (na falta de tradução melhor). Eu não concordo com tudo o que ele diz no livro, mas um capítulo me chamou muito a atenção. O capítulo sobre a leitura de revistas em quadrinhos. Em seu livro, Krashen sugere que pesquisas feitas nos Estados Unidos sobre a leitura de revistas em quadrinhos demonstram que essa leitura "leve" (light reading, nas palavras do autor) serve de condutor para leituras mais densas e sofisticadas.


O Pedro, que hoje tem 14 anos e é um grande leitor, aprendeu a ler com quadrinhos. Ele frequentava uma escola internacional e estava aprendendo a ler em inglês, mas o que realmente fisgou sua atenção foi a Turma da Mônica. Quando ele descobriu que o que estava escrito nos balõezinhos complementava os desenhos e "melhorava" as histórias, passou a devorar gibis. No princípio levava um tempo para que ele conseguisse juntar todas as letras e sons para entender palavras e sentenças. Mas como o interesse era grande, ele persistiu e aos poucos foi se tornando um leitor mais fluente. Lembro até hoje das gargalhadas dele lendo gibi no sofá. Hoje o Pedro devora livros, livros e mais livros, mas nunca abandonou o hábito de ler quadrinhos. Da Turma da Mônica passou para os quadrinhos da Disney, sabe tudo sobre Carl Banks e outros famosos do ramo e hoje coleciona vários quadrinhos da Marvel. Isso aí é que é paixão por leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário