terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mantendo o interesse

Oooooh! Não dá para acreditar! Queimaram todos os livros do D. Quixote! Coitadinho, tinha ficado tan-tan de tanto ler histórias de cavalaria por isso os amigos resolveram dar fim na causa de sua maluquice. Não sei bem como eu me sinto a respeito desses dois conceitos: primeiro ele fica maluco por causa dos livros e depois os amigos destroem a sua biblioteca. Hmmm... tenho que pensar sobre isso.

Mas o intuito aqui não é comentar o livro e sim comentar a experiência de ler com a Luísa. Depois de tantos dias sem ler foi difícil retomar o fio da meada. Ela estava relutante (oh, decepção!) e eu tive que me conter para não forçar a situação. Afinal, a experiência não serviria de nada se virasse uma obrigação para ela, um encontro com hora marcada. Quero mesmo é que ela desfrute de cada momento, que anseie por eles. Por enquanto não consegui chegar lá... Está difícil competir com o Asterix.

Hoje porém, consegui fisgá-la. Ela se sentou a meu lado logo depois do almoço e topou ler mais um pouquinho. Foi divertido descobrir como o D. Quixote convenceu o Sancho Pança a acompanhá-lo em suas loucas aventuras. O Sancho é uma figura interessante, a Lulu estava louca para conhecê-lo. Por isso parei de ler assim que ele apareceu! Terminei o capítulo e ela pediu mais, mas a essa altura já tínhamos lido mais de meia hora e eu resolvi manter o suspense. A minha estratégia é deixá-la bem curiosa para que ela venha me procurar da próxima vez (assim como faz com o Felipe antes de dormir). Será que vai funcionar? Veremos.

Acho que está um pouquinho difícil para ela "entrar" na história por causa da linguagem. Resolvemos ler a versão do D. Quixote para crianças do Monteiro Lobato, mas a minha cópia é aquela beeeeeem antiga, de quando eu era criança. Tem várias palavras que nem eu conheço. Talvez eu tenha que fazer mais um ajuste aí... Sei que existe uma versão com linguagem atual dos livros do Sítio do Picapau Amarelo. Talvez seja melhor procurar essa versão. Assim a Lulu faz menos esforço para entender e curte mais a aventura. É, vou explorar essa idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário