sexta-feira, 9 de abril de 2010

Notícia fresquinha

Não posso deixar de compartilhar com vocês uma notícia que acabei de ler.  Copiei parte dela aí embaixo porque é muito boa e serve de exemplo para pais e escolas.

"Com uma nota 20 anos à frente do que se espera para o ensino de 1ª a 4ª série do Estado de São Paulo, a escola estadual Professor Astor Vasques Lopes, do bairro Jardim Brasil, em Itapetininga, conseguiu a melhor pontuação no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação no Estado de São Paulo), com nota 8,55, conquistando o status de melhor escola de São Paulo. Lá estudam cerca de 380 alunos de média e baixa renda."
 
Que essa escola tenha conseguido resultado tão bom é simplesmente o máximo!  E como?  Como foi que eles conseguiram isso?

"Para conseguir uma excelente pontuação no Saresp, a escola desenvolveu três projetos permanentes que foram fundamentais no resultado do Idesp. Para a diretora Arlete Ansbach, o projeto “Leitura em Família” se tornou um ponto forte para o resultado, uma vez que um dos grandes desafios da escola é a falta de participação dos pais na educação dos filhos. Nesse projeto, a criança leva um livro pra casa e alguém, que pode ser a mãe, pai, tio ou avô, lê esse livro e faz um depoimento por escrito. “A parceria com os pais e familiares tem se tornado um ponto fundamental. As crianças se sentem estimuladas”, comenta."

Acho que nem preciso explicar o por que da minha empolgação, né?  Os outros dois projetos desenvolvidos pela escola são as "Rodas de Leitura" e o "Brincando com a Matemática".   Quem quiser ler o artigo todo tem só que clicar no link aí embaixo.

http://www.guareisp.com.br/Noticias.asp?noticia=4977

Um comentário:

  1. Também fico encantada com experiências desse nível... como você, amo a literatura. Saber que em cada cantinho desse nosso país há iniciativas que movimentam a leitura e a escrita me anima... o que, penso, ressignifica identidades e cidadania.
    Ah, gostei desta idéia de blog! Muito bom!
    Bjo
    Sandra C. Ribes

    ResponderExcluir