quinta-feira, 1 de abril de 2010

Entre Flores e Dragões

Aaaah... A amiga está aqui em casa de novo. Hoje é feriado e elas vão passar o dia juntas por isso já sei que não vou ter vez. Mas não tem problema! Porque ontem nem televisão nem computador foram ligados. Passamos a tarde in-tei-ri-nha envolvidas numa leitura divertidíssima.

Queríamos terminar a Flor do Cerrado - falta tão pouquinho! - mas não resistimos e... começamos a ler outro livro! Só porque tem um filme novo passando nos cinemas que a Lulu e eu estamos louquinhas para assistir. Chama-se Como Treinar Seu Dragão e, como já era de se esperar, foi baseado num livro da Cressida Cowell. Os livros dela são divertidíssimos e por sorte tínhamos o primeiro deles aqui. How to Train Your Dragon é um livro que eu comprei para o Pedro há um tempão e agora a Luísa vai poder desfrutar dele também.

Aconteceu um monte de coisas que nos levaram a ler esse livro juntas. Ela chegou da escola há dois dias contando que as amigas tinham assistido um filme muuuuito legal e que ela também queria ir assisti-lo. Quando ela abriu o saquinho da revista Recreio que tinha chegado aqui em casa na segunda-feira de manhã, percebeu que tinha ganhado um presentinho junto com a revista: um álbum de figurinhas do filme. Ela foi seca ler o que o álbum contava sobre a história. E eu, mais que rapidamente fui procurar o livro na estante. Abençoada biblioteca de casa. E sorte dela ter um irmão mais velho que adora ler.

Fiquei mostrando a capa e as ilustrações para ela, mas percebi que o texto ainda estava um pouco difícil para ela ler sozinha. Não queria que ela perdesse o entusiasmo de descobrir mais a respeito da história então não tive dúvida. Propus que o lêssemos juntas. E foi maravilhoso! A história é divertida mesmo, muito bem-humorada e, melhor de tudo, muito bem escrita. O vocabulário é rico e há muitas palavras novas para a Luísa. Eu não fico parando toda hora para explicar vocabulário, mas de tanto em tanto ela me pergunta "o que é tal coisa?" Glória aos deuses inspiradores de autores para crianças que acreditam em usar palavras grandes e complicadas. Ontem o grande assunto foi a palavra "exílio", para onde os meninos-vikings que não conseguissem roubar seu dragão seriam mandados porque afinal de contas... "não existem falhas entre os cabeludos da tribo Hooligan. Só os fortes fazem parte". Já vi que a conversa sobre o livro vai longe...

Sei que não vamos conseguir terminar de ler o livro antes de ir assistir o filme, mas não tem problema.  Ela já percebeu, por causa do álbum e das sessenta páginas que lemos ontem, que existem várias diferenças e já começou a comparar.  Acho que assistir ao filme vai servir de incentivo para ela querer terminar de ler o livro.  Eu, com certeza, vou querer!

P.S. Tenho que confessar que quase peguei o livro para ler mais antes de dormir ontem.  Adoro histórias de dragões!

Site da Cressida Cowell
http://www.cressidacowell.co.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário