terça-feira, 27 de abril de 2010

Efeito Dominó II

Estava falando agora mesmo com uma super, super, super amiga que é provavelmente a maior incentivadora desse meu blog.  Valorizo muito tudo o que ela me diz porque sei que a crítica dela é honesta e que além do mais ela é muito exigente.  Depois de nos despedirmos fiquei pensando que a primeira pessoa a "incorporar" todas as minhas sugestões foi a Adriana.  Ela sempre comenta as coisas que eu escrevi e como tem sido a experiência deles, lá do outro lado do Atlântico, de ler juntos.

Há algumas semanas fizeram uma viagem linda, visitando amigos e cidades maravilhosas.  Quando voltaram para casa a Adri me contou que tinha tirado algumas fotos pensando em mim.  Fui correndo ver quais eram e nem precisei procurar muito.  Uma biblioteca pública, liiiiinda de morrer; um filho esparramado num pufe com um livro aberto, completamente desligado do que existia à sua volta; uma mãe com um filho de cada lado, o menino com seu próprio livro aberto no colo, mas com os olhos fixos naquele que a mãe estava lendo e a menina com a cabeça apoiada no ombro da mãe, atenta ao desenrolar da história.

O livro que estou lendo agora se chama Reading Magic e foi escrito por uma autora australiana chamada Mem Fox.  É uma pena que este livro não esteja traduzido para o português ainda.  A Mem Fox diz que a leitura em voz alta, feita entre pais e filhos tem um poder transformador.  Tem um trecho muito lindo no livro em que ela diz o seguinte (numa tradução meio capenga...):

"Quando nos dedicamos a ler em voz alta para as crianças, estabelecemos um vínculo muito forte com elas numa sociedade secreta relacionada aos livros que compartilhamos...  Não se consegue isso apenas com o livro nem apenas com a criança nem tampouco apenas com o adulto.  Só se consegue isso mediante a relação que se estabelece entre os três e que os une numa suave harmonia."

É exatamente essa harmonia que a foto da Adriana lendo com os filhos dela ilustra.  E esse vínculo não se rompe nunca mais...

Cada vez que eu converso com a Adri aprendo alguma coisa nova a respeito dessa experiência de escrever esse blog.  Comecei a escrevê-lo para mim mesma, mas estou gostando muito de compartilhá-lo com outras pessoas, conhecidas ou não.  Obrigada a cada um que deixa aqui um pedacinho de si quando lê minhas palavras e carrega minhas mensagens por aí.

O livro da Mem Fox foi traduzido para o espanhol.  Acho que vale a pena a dica...

Um comentário:

  1. Escreve sobre "as histórias do tio Barnabé"... o blog não é sobre suas experiências com a leitura em família?! Eu adoraria que você escrevesse sobre este tema!

    ResponderExcluir