quarta-feira, 31 de março de 2010

Caça ao tesouro

Não sabia bem o que eu queria escrever hoje, nem se queria escrever, mas descobri a resposta nos livros. A Lulu e eu estamos quase acabando A Flor do Cerrado por isso ontem comecei a procurar nas prateleiras algumas opções para começar a ler com ela em seguida. A Luísa me viu sentada no chão do escritório, olhando livro por livro, e rapidamente se sentou também. Começou a sugerir um ou outro título que ela conhecia e gostava e ouviu com atenção o que eu dizia sobre títulos que ela ainda não conhecia.

Esse processo de seleção conjunta foi tão legal! Sem querer fui trabalhando com ela a antecipação pela leitura (tá certa essa concordância?) Ficamos um tempão rememorando histórias conhecidas, rindo juntas e escolhendo o que deveríamos levar para o quarto dela para colocar na estante pequena que fica ao lado da cama. Todo o processo foi trazendo à tona curiosidades e questionamentos em relação às histórias. Nos perguntávamos se determinado livro era bom mesmo, se era apropriado para a idade dela, se era de riso ou de aventura, se combinava de verdade com o gosto dela. A gente não se dá conta de como isso é importante às vezes: mostrar para esses pequenos leitores o quanto eles já sabem a respeito dos livros e como é interessante essa aventura de buscar uma nova leitura.

Sinto que visitar uma livraria ou biblioteca têm efeito muito semelhante. É uma delícia percorrer corredores cheios de estantes e possibilidades. A única diferença é que todos (ou quase todos) os livros daqui de casa eu conheço bem. Numa biblioteca ou livraria as opções parecem ser infinitas e a escolha é quase uma caça ao tesouro: qual será o livro que mais me satisfará? É interessante também observar que o livro que escolhemos hoje, talvez não seja o livro que escolheremos na semana que vem. Gostos e vontades mudam dia a dia. É bom poder prestar atenção nessas vontades. Acho que por isso é tão importante dar aos alunos: primeiro, momentos diários de leitura livre e segundo, o poder de escolher entre gêneros e estilos. Mas falo (escrevo?) mais sobre isso outro dia.

Acabamos levando para o quarto uns dez livros diferentes e ainda não sabemos qual será o próximo a ser lido porque assim é mais gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário