quarta-feira, 14 de abril de 2010

Textos Informativos

Roubei esse título de um artigo que uma amiga me mandou anteontem.  A Alma Carrasco escreve tudo o que eu gostaria de escrever, suas ideias são claras e seu estilo poeticamente didático.  Mas como ainda não aprendi a escrever lindo como ela, vou escrever aqui sobre textos informativos (e do meu jeito mesmo).

No mesmo dia que recebi o artigo da Alma, a Luísa escolheu um livro chamado Invenções Geniais prá gente ler.  Ela anda numa febre de Sítio do Picapau Amarelo porque descobriu que já consegue ler as Caçadas de Pedrinho do Monteiro Lobato.  Como o livro de invenções traz as personagens do Sítio foi esse mesmo que ela escolheu.  A princípio eu não me empolguei muito.  Um livro que ensina a fazer objetos e experimentos?  Como eu iria ler isso prá ela?

Mas a gente não deve mesmo julgar o livro pela capa.  Só de dar uma olhadela pelas primeiras páginas percebi que a leitura seria bacana.  Cada duas páginas traz um tema independente, curtinho, que explica a história das invenções.  Decidimos ler só três temas porque já era tarde.  Foi interessante ver como ela se interessava sobre ferramentas de pedra lascada e a utilização da roda.  Percebi que os textos, realmente curtinhos, não saciaram sua curiosidade.  A Lulu ficava comentando cada sentença que eu terminava de ler e fazendo perguntas que eu, obviamente, nem sempre conseguia responder.

É muito engraçado refletir sobre essa leitura porque quando eu penso em leitura compartilhada geralmente penso em leitura literária.  É difícil definir o que é literário, mas eu basicamente penso em livros ou textos, de ficção ou não, que trazem algum valor estético.  Acho que os textos informativos são diretos e não dão margem a múltiplas interpretações por isso não caberiam nessa categoria.

Mas que perda seria a nossa se deixássemos de incluir textos informativos nas nossas leituras compartilhadas!  Nos momentos de leitura livre na minha sala de aula era claro o interesse que havia pelos livros de ciências, história, enciclopédias e almanaques.  Eu procurava destacar dentro das cestas de leitura livros que tratassem dos temas discutidos nas aulas de matemática, ciências e estudos sociais.  E era tão bacana ver meus alunos lendo juntos, apontando ilustrações, discutindo temas (e às vezes até brigando por um livro determinado)!  Era uma realização total.


Acho que não me dei conta que essas leituras são importantes em qualquer contexto, não só na sala de aula.  Além de estar expondo nossas crianças a tipos de texto diferentes, estaremos também despertando o gosto por leituras diferentes.  E importantes!  Não estamos lidando com textos informativos diariamente?  A Alma diz no texto dela que "se um livro informativo é diferente de um livro narrativo, certamente exigirá formas de leitura diferentes".  Acho que podemos introduzir essas formas de leitura de uma maneira prazerosa, agradável.  Que maneira melhor do que lendo juntos?

Um comentário:

  1. Boa idea. Vo a praticar com os meus meninos que eles nâo gostan de leer.
    Vamos a començar leindo os prospetos framacèuticos... :)

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